Trabalho de Conclusão de Curso - ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS

(Alvenaria Convencional x Light Steel Frame)

Tons da Arquitetura apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso Técnico de Edificações pela ETEC Getúlio Vargas, dos alunos Igor Ujiie e Ana Paula. Uma proposta comparativa de aplicação de sistemas construtivos em uma edificação de dois pavimentos.

Objetivo

 

O objetivo inicial desse trabalho é apresentar uma comparação entre sistemas construtivos Steel Frame e Alvenaria Convencional, com objetivo final de destacar as vantagens e desvantagens de cada um, evidenciando os melhores processos de cada sistema. Relevando também a viabilidade de cada sistema, e, por conseguinte, explicando porque não é muito utilizado em São Paulo.

 

Introdução

 

Tema
O tema desse trabalho é comparar o sistema construtivo em Alvenaria Convencional e o Light Steel Frame, considerando o projeto de uma edificação Residencial de médio padrão.

 

Delimitações do Tema
Elaborar um projeto de residência unifamiliar utilizando dois processos construtivos distintos analisando o uso dos sistemas -citados no tema- na cidade de São Paulo. Projeto realizado para o terreno localizado na Rua Cláudio Rossi, 456 – Chácara do Castelo, Vila Mariana, São Paulo - SP. A área tem 13mx30m de extensão com frente para duas ruas, sendo uma a sua de origem e a outra Rua Brás Lourenço; sendo assim, em uma esquina; e apresenta perfil topográfico ao nível da rua. Segue as especificações nas Figuras 1 e 2.

 

Justificativa
O tema consiste em uma residência unifamiliar padrão médio/alto, visando o comparativo Custo Benefício e Qualidade, dos sistemas analisados. Como diz Platão, “A necessidade é a Mãe da Inovação”, e sente-se uma necessidade imensa de procurar novos métodos na Construção civil, para que atenda à população, agredindo menos a natureza e trazendo a curto e longo prazo um custo menor – ou não - para uma edificação de maior qualidade.


“Eu acho que a inovação está ao seu redor. Você vê que alguém já está fazendo, adapta isso ao seu local e eleva os novos níveis. Este Processo nunca para. ” Jack Welch, ex-presidente da GE.


Analisa-se que na frase de Jack, há uma sede de inovações, trazendo para o grupo a busca por informações de novas tecnologias, com objetivo geral de verificar as vantagens e desvantagens comparando Custo benefício, qualidade e impactos ambientais, visando inovar cada vez mais o mercado de Construção Civil em São Paulo, Brasil. As características comuns de construções em São Paulo, baseiam-se justamente no sistema de alvenaria convencional, geralmente aplicado em edificações pequenas – Sobrados – e/ou Grandes – Prédios. Na região, as edificações pequenas são a maioria, e classificam-se por sobrados unifamiliares grandes, de classe média e/ou alta. A renda per capita da região é calculada atualmente em 1,87% - Porcentual da população com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo - e apresenta garantia Alta, ou seja, muito boa. (Prefeitura de SP, 2006)

 

Confira a monografia completa aqui.  

Confira os Slides da apresentação.  

Os Slides apresentados abaixo foram elaborados pelos alunos e foram usados na defesa do trabalho perante uma banca avaliadora.

1/31

Confira o Projeto 

O Projeto abaixo foi executado pelos alunos observando situações reais. 

É permitida cópia citando os autores.

Dados do Projeto:

TCC apresentado em Novembro de 2015 

ETEC Getúlio Vargas

Alunos: Ana Paula Araújo Batista Gomes e Igor kazuhiko Ujiie

Orientador: Arq. Elton S. Guedes e Eng. Sandra Regina Palmieri

@2015 tons da arquitetura | Arquitetura, Urbanismo & Design

São Paulo, Brazil  - tonsdaarquitetura@gmail.com - Telefone

As fotos e autores dos projetos são mencionados em cada conteúdo

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest - círculo cinza

Conteúdo desse site é produção intelectual e pode ser livremente divulgado citando a fonte

Todos os direitos reservados