Trabalho de Conclusão de Curso -

Casa de Cultura Guaianases

Tons da Arquitetura apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso Técnico de Edificações pela ETEC de Guaianazes, dos alunos Alcides Junior, Cláudio Genésio, Fabrício dos Santos, Jonas Alves e Maxsuel Vitorio. Uma proposta interessante de um Centro Cultural em uma região desprovida desse tipo de equipamento, oferecendo uma edificação que explora a espacialidade e busca qualificar os espaços para que o contato com a cultura seja potencializado.

Objetivo

 

A construção de uma biblioteca integrado à uma casa de cultura.
O proposto projeto tem a ideia de uma construção nova no terreno próximo ao parque linear de Guaianazes, próxima a estação férrea do bairro. Existe no local um parque horizontal dispondo de área de convivência externa para espaço de recreação, parque social e de esporte lazer e exercício.
A região é carente de espaços culturais integrados com teatro, oficinas de cultura diversas tais como: Dança, musica, capoeira, pintura, costura, culinária, alfabetização, artes plásticas em geral.
Atentamos, de modo geral, mobilidade urbana e adequação social, visando melhorar qualidade de vida e bem estar dos frequentadores, raramente disponibilizada pelo poder publico .O foco básico do projeto é a construção de uma Casa de Cultura, tendo em vista que tal ação já é usual dentre as medidas culturais que passaram a vigorar entre a prefeitura e secretaria da cultura.Atender a demanda de moradores de Guaianazes e adjacentes, realizando a inclusão cultural na região, uma vez que a mesma é carente na questão de cultura.Na zona leste como um todo, há somente 4 casas de cultura , sendo que 2 delas estão desativadas no momento. Por isso há uma necessidade da construção para acomodar seus participantes, aumentar a visão cultural na localidade e agregar força à região leste de são Paulo. Com isso ampliará a visão de cultural, fazendo com que os moradores participem, produzam e exponham, não somente assistir como acontece em centros culturais.
E com isso melhorar a visão que as pessoas e a mídia tem do local.

 

Introdução

 

Nos dias atuais, preza-se muito por qualidade de vida e ter a possibilidade de estar próximo à família, a figura do trabalhador (que não presa outra coisa a não ser o trabalho) caiu e deu lugar ao ser humano mais presente no ambiente familiar e mais culto também. Mas não somente esse perfil como muitos outros passaram a prezar pela qualidade de vida e buscam a cultura como alternativa.
Milanesi, Luís, Biblioteca , Editora Atelie

 

“A biblioteca não acabou.O pensamento humano , progressivamente , encontra suas formas de registro.Aumenta a população , amplia-se a porcentagem de letrados e , em paralelo, descobre-se como guardar na memória e como resgatar dos grandes tratados à mais pífia reflexão .”


Visando isso e também uma adequação aos novos planos de inclusão cultural pretendemos, através de nosso projeto, possibilitar o desfrute da cultura e lazer no bairro de Guaianazes e entorno. Em ambiente devidamente projetado do inicio ao termino para uso cultural de todas as camadas e classes.
Guaianazes é, infelizmente, um bairro carente de espaço cultural, em contraste com os grupos culturais que tem como berço esse bairro no extremo da zona leste, para eles e com ajuda dele e todos os moradores do bairro e de outros que queriam desfrutar da cultura que será oferecida na região, será elaborado o presente projeto. A construção da nova biblioteca (Cora Coralina) e casa de cultura (artística de Guaianazes) terá tal diretriz, proporcionar o bem estar cultural e mental de seus frequentadores, proporcionar o incentivo a cultura, oficinas, leitura, pesquisa, desenvolvimento artístico regional e a descoberta de novos talentos que por muitas vezes por falta de apoio e de incentivo paira para o esquecimento e adormeçe sonhos, estes que por vezes é o motivo de alegria de pessoas do cotidiano e norteia a vida dos criativos.

 

Justificativa

 

A definição de cultura, assim como a própria ação da mesma, perdeu-se durante o tempo na vida de pessoas “comuns”, as mesmas acham que isso “não dá em nada!”, ou que “não tem tempo pra essa bobeira!”. Mas no que isso pode ser significativo como crescimento do fator humano em si? Um bom profissional, seja ele de qualquer área de atuação, não necessita de cultura para sua formação pessoal?
Segundo o dicionário um dos significados de cultura é o conjunto dos conhecimentos adquiridos, saberes, instruções. E são esses valores que queremos resgatar na região que de certa forma esta esquecido.

Cultura é o crescimento intelectual do ser humano, o mesmo que impulsiona o repasse dos conhecimentos de pai para filhos e historias como já conhecemos.. “meu bisavô contou para meu avo, que contou pra meu pai, que um dia contou para mim e que estou repassando pra você agora” e em contrapartida temos isso transformado em números. Estatísticas que o governo aceita e repassa como informação verdadeira e usa para justificativas de seus investimentos para o mesmo.

 

O Estado de São Paulo, atualmente, disponibiliza varias formas culturais para toda população, porem, nem todas as pessoas e todas as regiões são beneficiadas, a zona leste e seus moradores sofrem com a falta de acesso, falta de incentivo, e isso acaba desmotivando os mesmos, para uma melhora nesse quadro que é, atualmente, informado pelos órgãos públicos como sendo um quesito resolvido. A realidade, o convívio dia-a-dia, mostra que isso é uma utopia.

 

Pensando nesse fator, nossa proposta é trazer tal ação como realidade a vida dos moradores da região leste, mais especificamente a Guaianazes e bairros vizinhos. Tendo assim como foco o desenvolvimento da casa de cultura juntamente com a biblioteca, concretizando a inclusão de adultos, jovens e crianças a cultura. Pois através da cultura que formamos o futuro.

 

Confira a monografia completa aqui. (Faltam os elementos pré textuais)

Confira os Slides da apresentação.  

Os Slides apresentados abaixo foram elaborados pelos alunos e foram usados na defesa do trabalho perante uma banca avaliadora.

1/65

Confira o Projeto 

O Projeto abaixo foi executado pelos alunos observando situações reais. 

É permitida cópia citando os autores.

 

Prancha 1

Prancha 2

Prancha 3

Prancha 4

Prancha 5

Prancha 6

Prancha 7

Prancha 8

Prancha 9

Prancha 10

Prancha 11

Prancha 12

Prancha 13

Prancha 14

 

Arquivos em PDF

Confira a Maquete Eletrônica

A Maquete foi modelada no Software SketchUp pelos alunos e exportada como vídeo.

Dados do Projeto:

TCC apresentado em Novembro de 2014 

ETEC de Guaianases

Alunos:  Alcides Junior, Cláudio Genésio, Fabrício dos Santos, Jonas Alves e Maxsuel Vitorio

Orientador: Arq. Elton S. Guedes e Arq. Elisângela França Paiva

@2015 tons da arquitetura | Arquitetura, Urbanismo & Design

São Paulo, Brazil  - tonsdaarquitetura@gmail.com - Telefone

As fotos e autores dos projetos são mencionados em cada conteúdo

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest - círculo cinza

Conteúdo desse site é produção intelectual e pode ser livremente divulgado citando a fonte

Todos os direitos reservados