• Professor Ton

Etapas para Desenhar Projeto Arquitetônico no CAD


A postagem de hoje fala sobre a hieraquia na hora de desenhar projetos arquitetônicos. Quando iniciar um projeto arquitetônico no CAD, você deverá seguir uma ordem para representar os elementos que compõem as edificações.

1- Comece desenhando as plantas dos pavimentos térreo, segundo pavimento, terceiro ...

Siga essa sequência de desenho:

A - inicie com as paredes e desenhe elas fechadas, esqueça todos os outros elementos;

B - assim que desenhar todas as paredes você deve "rasgar" as esquadrias (portas e janelas) delimitando sua largura nas paredes;

C- insira os blocos das janelas e portas,

D- agora insira os nomes dos ambientes, as cotas de nível, as indicações de cortes, as indicações de fachadas, as indicações de caixilhos, hachuras para áreas molhadas e desenhe a tabela de caixilhos;

E - insira as cotas.

Observe:

2 - As próximas representações gráficas são os cortes. Eles darão uma noção melhor das alturas dos níveis nos ambientes isso facilitará a execução das fachadas.

Siga essa sequência de desenho:

A - inicie alinhando a planta acima ou abaixo do desenho para usar de referência, comece a puxar as linhas verticais das paredes, construa as linhas horizontais delimitando o pé direito, as espessura da laje superior e piso;

B - agora "rasgue" as esquadrias (lembre-se que nos cortes você representará as alturas);

C - insira os blocos das esquadrias;

D - finalize inserindo os símbolos de cotas de nível, cotas verticais, título de desenho, nome dos ambientes, hachuras para áreas molhadas.

Observe:

3- Continuando vá para as fachadas, elas são no desenho técnico as representações que merecem um ar mais artístico, trabalhe com hachuras, cuidado para não poluir muito.

Siga essa sequência de desenho: inicie alinhando a planta acima ou abaixo do desenho e o corte na lateral para usar de referência, comece puxando as linhas verticais e depois as horizontais, desenhe os caixilhos em vista, insira os símbolos.

Faça um check list (revisão) ao término de cada etapa para ver se não faltaram informações, é normal esquecer algo no processo.

Esses são os desenhos "básicos" para representar um Projeto Arquitetônico. Se o projeto for mais completo, você terá que representar:

-Planta de Revestimentos;

-Planta de Layout;

-Detalhamento de Áreas molhadas;

-Detalhamento de Escadas e rampas;

-Detalhamento de Telhado;

-Detalhamento de caixilhos.

Veja também "Como fazer um Projeto Executivo Arquitetônico" e aprimore seus conhecimentos.

Dúvidas e sugestões deixe um comentário abaixo.

#etapas #projeto #arquitetônico #Arquitetura #CAD #desenhar #ton #tom #cores #arquiteto #professor #detalhamento #planta #cortes #fachada #vista #elevação

0 visualização

@2015 tons da arquitetura | Arquitetura, Urbanismo & Design

São Paulo, Brazil  - tonsdaarquitetura@gmail.com - Telefone

As fotos e autores dos projetos são mencionados em cada conteúdo

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest - círculo cinza

Conteúdo desse site é produção intelectual e pode ser livremente divulgado citando a fonte

Todos os direitos reservados