• Professor Ton

Diferenças entre Design de Interiores e Edificações


Pretende escolher entre essas duas áreas? Então acompanhe esse post e confira informações exclusivas para ajudar na decisão e tornar-se um profissional de sucesso na área do Design ou Edificações.

Lecionando nos últimos 4 anos nos cursos de Edificações e Design de Interiores, percebi algo nas primeiras aulas do semestre por relatos de alunos que começaram o Curso de Design e depois mudaram para Edificações e vários outros que fizeram o oposto. Há muitas similaridades entre as profissões, mas ao mesmo tempo existem diversas diferenças que caracterizam cada uma, os pontos comuns confudem sobre as atribuições de cada um, então a ideia desse post é ajudar aos futuros ingressantes numa escolha mais direcionada por suas aptidões.

Vamos começar com o Técnico de Designer de Interiores

É comum observar atualmente a grande quantidade de Designers que apareceram em diversos ramos, mas o de interiores foi um dos precursores dessa categoria. Suas habilidades profissionais estão focadas em desenvolver espaço internos de edificações quanto a distribuição do mobiliário observando suas dimensões mínimas, a escolha de materiais específicos para revestimentos, analisando textura, proporção, equilíbrio, estética, paleta de cores, projetar circulações confortáveis conhecendo bem a ergonomia. Muitos os Confundem com Decoradores, mas o Designer é um profissional mais completo.

Se você pretende estudar e avançar nessa área prepare-se pois deverá desenhar bastante e terá uma carga de projeto e desenho técnico e arquitetônico, desenho de mobiliário, técnicas de ilustração, etc.Quando formado o profissional dessa área irá elaborar e executar projetos de interiores residenciais, comerciais, vitrines e exposições, tendo como premissa à estética, à melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos ambientes, deverá atender às necessidades de conforto, segurança e bem-estar dos usuários que utilizarão os ambientes. o Profissional desenvolve esboços, perspectivas e desenhos, de acordo com as normas técnicas. Pensa e organiza o espaço bidimensional e tridimensionalmente.

Já o Técnico de Edificações é o profissional que desenvolverá e executará projetos de edificações conforme normas técnicas vigentes, de acordo com legislação específica, conforme limites regulamentares e normativa ambiental. Planeja a execução, elabora orçamento e memorial descritivo de obras. Supervisiona a execução de diferentes etapas do processo construtivo. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos, pesquisas e controle tecnológico de materiais na área da construção civil. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados, ou seja, está mais focado na parte técnica e no desenvolvimento do projeto da edificação, mas com o limite de 80m². Aqui também existe uma grande carga de desenho, direcionado para elementos construtivos.

A relação entre as duas profissões deve ser de parceria, O design leva geralmente os alunos a continuarem para Arquitetura ou Desenho Industrial e Edificações é um meio termo para Arquitetura e Engenharia.

E então já está pronto para escolher seu ton? Qual caminho pretende seguir, Design ou Edificações? deixe abaixo suas dúvidas e experiências.

Informações expostas aqui sobre atribuições estão de acordo com formação técnica e o orgão ABD.


0 visualização

@2015 tons da arquitetura | Arquitetura, Urbanismo & Design

São Paulo, Brazil  - tonsdaarquitetura@gmail.com - Telefone

As fotos e autores dos projetos são mencionados em cada conteúdo

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest - círculo cinza

Conteúdo desse site é produção intelectual e pode ser livremente divulgado citando a fonte

Todos os direitos reservados