• Ton Guedes

Como fazer uma boa distribuição de quadros em uma parede?

Atualizado: Jun 8


Se você é o tipo de pessoa que adora decorar sua casa, esse post irá ajuda-lo em uma das etapas mais difíceis. Como fazer uma boa distribuição de quadros em uma parede? Como primeiro tópico sobre esse assunto, iremos abordar duas formas de layout, usando equilíbro simétrico e assimétrico. Antes vamos entender sobre esses tipos de equilíbrio.

Equilíbrio Simétrico: É a distribuição dos pesos idênticos de um e do outro lado do ponto de interesse do ambiente. É estabelecido um centro e partir dele vai se dispondo peças aos pares, uma de cada lado. No final obtemos um esquema com partes exatamente iguais. Observe a imagem abaixo como a distribuição das peças são idênticas em ambos os lados.

fonte:designparainspirar

É um tipo de equilíbrio tradicional, facilmente obtido que transmite estabilidade, dignidade e repouso em um ambiente, estas que são qualidades positivas. De negativo, temos que ressaltar a monotonia, característica nunca encontrada em ambientes equilibrados assimetricamente.

Equilíbrio Assimétrico: É na verdade um equilíbrio ótico. Esta forma de equilíbrio é, de certa maneira, uma ilusão ótica. Resultam da habilidade de se dispor objetos semelhantes, mas não idênticos, de tal forma que se crie uma impressão de simetria e equilíbrio, não só dentro do próprio grupo como em todo ambiente.

fonte:simplesdecoração

O Equilíbrio assimétrico é bem mais difícil de ser estabelecido do que o simétrico, porém é bem mais interessante, de vez que propicia as mais variadas combinações. Um grupo de diversos objetos pequenos, no canto de um móvel, pode ser equilibrado por uma peça grande no outro.Este tipo de equilíbrio é bastante afetado pelas cores e texturas dos objetos, fator que não pode ser menosprezado quando do arranjo do ambiente. Cores escuras e texturas ásperas fazem os móveis parecerem mais pesados do que são, enquanto

Então como aplicar isso a quadros nas paredes? Vamos ao primeiro exemplo:

Observe a imagem abaixo ela é uma elevação frontal de uma parede, perceba que no centro da parede foi traçado um eixo de simetria para poder dividi-la em dois, os dois quadros foram posicionados a uma altura de 1,60m estipulada como altura do observador e distantes um do outro 0,15m, obtendo um equilíbrio Simétrico.

Nota: A Altura do observador pode mudar, 1,60m é uma medida média padrão, caso existam mobiliários encostados na parede também pode ocorrer mudanças nessas medidas.

No segundo exemplo temos 3 quadros dispostos a partir de um eixo, aqui podemos observar que existe um quadro maior e dois quadros menores, quando alinhados os dois menores assumem características equivalentes em altura com o quadro maior e ocupam o mesmo volume na parede. Esse é chamado de Equilíbrio Assimétrico.

No terceiro exemplo observamos o eixo agora está nos dois quadros menores, quando divididos eles geram volumes idênticos, com isso obtemos um Equilíbrio Simétrico.

Agora é com você, deixe nos comentários abaixo qual o tipo de equilíbrio foi empregado nos quadros desse ambiente, Simétrico ou Assimétrico?

fonte:renatacafaro

Em post futuros abordaremos outras formas de disposição de quadros, e usaremos os outros tipos de Equilíbrios, como o Oculto e Radial.

O As imagens que não foram referenciadas pertecem a tonsdaarquitetura.

#design #decoração #tons #arquitetura #da #ambiente #tom #ton #cores #como #fazer #boa #distribuição #quadros #parede #alvenaria #equilíbrio #assimétrico #simétrico #decore #decorar #faça #você #mesmo #bricolagem

187 visualizações

@2015 tons da arquitetura | Arquitetura, Urbanismo & Design

São Paulo, Brazil  - tonsdaarquitetura@gmail.com - Telefone

As fotos e autores dos projetos são mencionados em cada conteúdo

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest - círculo cinza

Conteúdo desse site é produção intelectual e pode ser livremente divulgado citando a fonte

Todos os direitos reservados