Trabalho de Conclusão de Curso -

Residência Unifamiliar Bioarquitetônica

Tons da Arquitetura apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso Técnico de Edificações pela ETEC de Guaianazes, dos alunos Guilherme César Martins Oliveira, Larissa Soares Barbosa e Renan Mendes da Silva. Uma proposta inovadora e atual chamando atenção para sustentabilidade e sua aplicação na Construção Civil.

Objetivo

 

O projeto busca promover os três “R”, reduzir, reutilizar e reciclar colaborando com o desenvolvimento sustentável, além de divulgar a ideia de construção ecológica, sugerindo metodologias e evidenciando que a bioarquitetura pode ser acessível à classe média brasileira e este demonstrasse mais vantajoso que o modelo de construção convencional. O projeto almeja através da sustentabilidade atender aos parâmetros dos selos de construções sustentáveis como o, AQUA, CASA AZUL, QUALIVERDE, PROCEL e o BREEAM . Ademais estes servem para aumentar a credibilidade e aceitação popular. Serão promovidos também os recursos renováveis, para a ampliação do projeto, como por exemplo, as energias renováveis, com ampla utilização de energia natural.

 

Introdução

 

A construção civil é um dos principais setores do Brasil, sendo responsável por cerca de 7 % do PIB nacional (IBGE, 2012) e importantíssima para economia brasileira. Ela não produz máquinas e equipamentos e nem eleva diretamente a formação técnica da sociedade, mas produz prédios, constroem estradas, portos, aeroportos, casas, escolas, faculdades e mais uma infinidade de diferentes construções que elevam diretamente a capacidade e produção da economia brasileira.

Dentro do contexto ambiental, segundo afirmação do professor Vahan Agopyan, pró-reitor de pós-graduação e professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP na “Conference of Engineering”, a construção civil é o ramo que mais extrai matéria prima do meio ambiente no mundo, “Nós [da construção civil] somos responsáveis por metade dos materiais consumidos pela sociedade”, afirma o professor Agopyan. Sendo assim se há o consumo, consequentemente há a produção de resíduos que é outro fator alarmante, fora isso também há o grande problema de desperdício de matérias na área da construção, junto com a enorme emissão de gás carbono e gases estufa na atmosfera devido à produção de materiais, fato que já foi enfatizado pela Organização das Nações Unidas (RIO+20, 2013).

 Por tanto é de suma importância que profissionais da área da construção civil, não só conheça os problemas causados, mas também proponham soluções. Vista essa situação, o trabalho busca conscientizar o setor da construção para não haver tanto desperdício e propor também a bioarquitetura utilizando de métodos construtivos sustentáveis para amenizar a agressão ao meio ambiente e também reutilização de resíduos da construção civil. 

 

 

Confira a monografia completa aqui

Confira os Slides da apresentação.  

Os Slides apresentados abaixo foram elaborados pelos alunos e foram usados na defesa do trabalho perante uma banca avaliadora.

1/59

Confira o Projeto 

O Projeto abaixo foi executado pelos alunos observando situações reais. 

É permitida cópia citando os autores.

Dados do Projeto:

TCC apresentado em Junho de 2015 

ETEC de Guaianazes

Alunos: Guilherme César Martins Oliveira, Larissa Soares Barbosa e Renan Mendes da Silva

Orientador: Arq. Elton S. Guedes e Arq. Elisângela França Paiva

@2015 tons da arquitetura | Arquitetura, Urbanismo & Design

São Paulo, Brazil  - tonsdaarquitetura@gmail.com - Telefone

As fotos e autores dos projetos são mencionados em cada conteúdo

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest - círculo cinza

Conteúdo desse site é produção intelectual e pode ser livremente divulgado citando a fonte

Todos os direitos reservados