Estudo de Caso em Projeto Arquitetônico


A complexidade de projetar qualquer tipo de edificação trava o processo "projetual" no inicio. Então quando você recebe uma ligação do cliente ou inicia-se um novo semestre na faculdade ou curso técnico e você recebe um tema novo para projetar, acaba percebendo que seus conhecimentos são bem escassos.

Você recebe o tema: Hospital, Escola, Supermercado, Residência unifamiliar agrupadas verticalmente, creche. Então a primeira pergunta que vem a mente é:

Como vou iniciar esse projeto?

Bom certamente você deverá realizar pesquisas sobre algum projeto que já foi feito e se assemelha ao que você projetará. Será uma referência para você observar pontos positivos e negativos e por favor, use apenas os positivos e os negativos que sirvam de aprendizado.

Essa prática chamamos de Estudos de Caso, eles te darão uma noção maior na elaboração do programa de necessidades e de como a fluidez dos espaços do projeto deverá acontecer.

Vamos a um exemplo prático! Você foi contratado para projetar uma escola. Antes de iniciar o projeto deve saber algumas informações básicas :

-Onde é a entrada principal;

-As salas de aula devem estar posicionadas de uma forma que a recreação da quadra poliesportiva não atrapalhe o andamentos das aulas teóricas;

-Que deve haver uma entrada independente para funcionários;

-O setor administrativo deve ter acesso restrito, então é melhor colocá-lo em um pavimento exclusivo.

-Quantas carteiras colocar em cada sala, etc.

Então como saber todas essas informações ?

Fora as pesquisas em normas e bibliografia você pode realizar uma visita técnica onde você irá fazer um levantamento fotográfico e analítico, anotando todos os itens que acha relevante, procure similaridades com o que você pretende projetar. Tente obter representações gráficas, ou seja, plantas dos pavimentos, cortes, etc. Estude cada ambiente e observe se ele funciona corretamente, faça entrevistas com os usuários do local utilizando um questionário definido para atender suas demandas.

Pode acontecer do seu Estudo de Caso ser em um local não muito acessível, mas sendo um projeto reconhecido certamente existem materiais sobre ele na internet, então não pense duas vezes olhe e observe esse conteúdo e use-o da melhor forma.

Vale ressaltar que Estudo de Caso não é plágio e sim referência. Agrega muito em seu projeto conseguir enxergar referências de outros arquitetos com uma bagagem maior que a sua.

Vamos ver o projeto da Fundação Iberê Camargo Idealizado pelo arquiteto português Álvaro Siza que buscou referências em Lina Bo bardi, Frank Lloyd Writght e recebeu forte influência de Oscar Niemayer.

O arquiteto busca referências em Frank Lloyd Writght com os conceitos inovadores de expor arte, usado para projetar o Guggenheim Museum de Nova York, faz uma alusão com seus braços ondulantes em betão armado com o “concreto armado” de Lina Bo Bardi para projetar a fundação Iberê Camargo, com o intuito de abrigar as obras do artista plástico, divulgando a arte moderna consequentemente. O museu como organismo extraordinário (Montaner 2003) de Siza tem seu volume ocupando a encosta como uma imensa escultura fincada na rocha interrelacionando construção e natureza, traz iluminação natural através de clarabóias de uma forma sutil, segundo Siza, “o controle da claridade foi pensado de maneira que, durante 2/3 do ano, a luz artificial não precisa ser acionada.” com isso o edifício chega a poupar de 30% a 40% de energia.

Vamos observar algumas imagens do projeto:

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO - ARQUITETO ÁLVARO SIZA

PORTO ALEGRE, RS 1998/2008

Dados técnicos

Área do terreno: 8.800 m²

Área construída: 8.250 m²

Agora vamos observar as referências:

Observe nas referências como são claras as inspirações em outros projetos, mas executado totalmente diferente, é uma releitura, isso mostra "bagagem" (conhecimento).

Dúvidas e comentários deixe abaixo, não esqueça de assinar o blog para não perder nenhuma novidade.

Visite o site e conheça mais obras do Arquiteto Alvaro Siza

Visite o site e conheça mais sobre a Fundação Iberê Camargo

Créditos das imagens e do Estudo realizado: Elton Guedes

#estudo #caso #projeto #arquiteto #arquitetônico #Arquitetura #tons #ton #tom #da #design #urbanismo #edificações #iberê #camargo #museu

@2015 tons da arquitetura | Arquitetura, Urbanismo & Design

São Paulo, Brazil  - tonsdaarquitetura@gmail.com - Telefone

As fotos e autores dos projetos são mencionados em cada conteúdo

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest - círculo cinza

Conteúdo desse site é produção intelectual e pode ser livremente divulgado citando a fonte

Todos os direitos reservados